quarta-feira, março 05, 2008

Globalização (texto elaborado pelo aluno Joel Ribeiro do EJA-CAIC)


Mais afinal o que significa essa tal globalização? Significa o início de uma nova era que veio para marcar o começo do novo milênio com a expansão comercial, industrial, tecnológica e cultural.
Com a globalização a produção em grande escala e com qualidade as vezes depende da fusão de duas ou mais empresas pois as mesmas possuem diferentes meios para se chegar ao sucesso. Esses meios são a matéria-prima, a infra-estrutura, a tecnologia e uma outra que é a mão-de-obra qualificada, onde surgem ótimos empregos para os qualificados ou desemprego por faltar conhecimento tecnológico. Por isso a formação pessoal e profissional é o primeiro passo para as pessoas fazerem parte deste mundo.
Na globalização os meios de comunicação estão a cada dia mais úteis e modernos, um exemplo disso são as TVs de plasma, os telefones celulares e a internet, que a cada momento está mais rápida e objetiva.
Os meios de transporte com agilidade e inovações tecnológicas fazem parte desse processo global encurtando distâncias em menos tempo possível aproximando as pessoas.
Ao mesmo tempo que ocorre o crescimento da globalização cria-se um dos maiores problemas da humanidade que é a poluição em larga escala, o que provoca o superaquecimento global que é sentido pelos seres humanos com o aumento do nível do mar e com as chuvas escassas ou temporais inesperados.
Será que não estaria falando um maior conhecimento no processo de globalização? Acho que sim e entre tantos conhecimentos para se discutir, um está relacionado a leitura. A leitura vai nos encher de conhecimento para vivermos esse momento da globalização, se não a globalização não será um sucesso e sim um caos.


Autor: Joel Ribeiro (aluno da Educação de Jovens e Adultos da Escola CAIC-Itajaí
Fonte da Imagem:www.enciclopedia.com.pt/images/221_post.jpg

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá valter gostei muito do site e dos textos abordados um abração !!

Anônimo disse...

axei o texto muito bom interessante parabens!!!