GLAND, SUÍÇA - O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) fez um alerta nesta sexta-feira sobre o ritmo "espetacular" em que a diversidade animal e do meio ambiente diminui na Europa, e indicou a ação humana como uma das principais causas dessa queda.
A série de pesquisas feita pela organização ecológica e seus colaboradores, com 19 espécies animais e 8 hábitats no continente europeu, revela que, segundo os critérios da União Européia (UE), 60% deles estão em "mau estado de conservação".
O WWF, em comunicado de imprensa no qual se refere às conclusões apresentadas no fechamento da "semana verde" européia realizada em Bruxelas, inclui nessa categoria o lince eurasiático e, na Áustria, o urso pardo, cuja população diminuiu em cerca de 50% nos últimos sete anos.
A avaliação do WWF confirma os números registrados pela Agência Européia para o meio ambiente, segundo os quais 42% das espécies nativas de mamíferos, 43% das de aves, 30% das de anfíbios e 45% das de borboletas e répteis estão ameaçadas de extinção.
A organização ecológica acusou diretamente "o uso de pesticidas e adubos, a urbanização, a poluição do solo, a modificação das práticas florestais e agrícolas e a pesca ilegal" como as principais razões desse cenário.
"Só o compromisso político de tratar com a mesma importância a extinção da biodiversidade e a mudança climática seria suficiente para contornar essa tendência alarmante", disse um dos diretores da associação ecológica, Tony Long.
Após afirmar que a implementação efetiva do programa Natura 2000 da UE é "crucial" para alcançar o objetivo de conter essa perda até 2010, a organização insistiu para que todos os Estados membros preparem seus planos nacionais para atingir a meta.
"A União conta com a legislação necessária para proteger as espécies e os hábitats ameaçados, mas deve cumpri-la de maneira adequada", concluiu outro analista dessa organização, Gerald Dick.
Fonte do texto: http://www.estadao.com.br/ciencia/noticias/2006/jun/02/153.htm
Fonte da Imagem: http://www.dw-world.de/image/0,,2306742_4,00.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário