Tudo parece ter terminado no dia 5 de outubro.
O que ficou então?
Os resultados.
Quais?
- Jandir Bellini eleito prefeito de Itajaí. O que confirma a seriedade das pesquisas feitas pelo Instituto de Pesquisa da UNIVALI.
- Todos os vereadores (exceto o Vequi) que concorreram a uma vaga na Câmara retornaram.
- As entrevistas do prefeito eleito Jandir Bellini logo após sua eleição não foram de guerra e sim de paz.
- Uma enorme preocupação com a intervenção do judiciário no legislativo e no executivo (grampos, processos, contradições...).
Mais ou menos isso.
De qualquer forma acredito que os quase 45 mil votos de confiança da população itajaiense ao Prefeito Volnei Morastoni (PT), tiveram o seguinte recado:
Prefeito, sua gestão nos agradou porque:
- A barragem construída para evitar a salinização foi uma grande obra;
- O centro de eventos da Marejada vai ser muito importante para o desenvolvimento do turismo de negócios;
- As obras de saneamento básico serão importantes para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade;
- Transformar o sacolão em um cartão onde os funcionários e cidadãos possam comprar o que desejam foi pensar no próximo.
- Tirar as casas da invasão que estava se instalando no início da Contorno Sul próximo a BR-101, foi um compromisso enorme com a sociedade.
- Iniciar as obras de retirada da ocupação dos morros da comunidade Nossa Senhora das Graças é responsabilidade social;
- Reformar (Elias Adaime, Aníbal César, Gaspar da Costa Moraes), construir escolas e creches é pensar no futuro da cidade.
- Construir e reformar praças onde as crianças e adultos possam fazer atividades físicas, jogar, brincar, passear é importante para a integração das comunidades.
- Levar teatro e música aos bairros é pensar que cultura e conhecimento são para todos e não para poucos privilegiados.
- Pensou nos professores que estão em sala de aula e corrigiu a diferença salarial existente entre os professores de 1ª a 4ª série e os professores de 5ª a 8ª série...
Já os quase 54 mil eleitores que votaram em Jandir Bellini (PP), provavelmente mandaram os seguintes recados ao prefeito eleito:
Prefeito Jandir, votamos em você porque:
- Quando o senhor foi prefeito em Itajaí por 8 anos sua equipe de governo era integrada, pouco se sabia qual era o partido de um e outro, pois trabalhavam com um objetivo só.
- Queremos um prefeito que saiba ouvir mais os seus pares.
- Defendemos que grandes obras sejam construídas, pois delas depende o futuro da cidade, mas também não gostamos de ver nossas ruas cheias de lamas e buracos e nem nossos jardins abandonados.
- Gostamos que o debate político fique no campo das idéias e projetos e não das agressões verbais.
- Não queremos ver o Porto que é um patrimônio tão valioso para comunidade itajaiense envolvido em atos de corrupção e sendo manchado na mídia nacional.
- Quando o senhor foi prefeito a Educação tinha projetos e continuidade nos trabalhos.
- A dragagem do Saco da Fazenda foi fundamental para o retorno de atividades ligadas a pesca naquele local, mantendo viva a cultura de Itajaí.
- Queremos ver pessoas competentes e com vontade de trabalhar para a comunidade nas diferentes funções dos cargos públicos da Prefeitura.
- Que obras como o Píer de atracação de navios turísticos sejam construídas na cidade, objetivando o incremento desta atividade tão importante para a economia.
- Ao contrário do que muitos dizem, o asfalto/pavimentação das ruas e avenidas é importante sim pois é uma forma simples e eficaz de mostrar ao contribuinte a presença do poder público em sua rua e isso foi muito bem feito em seu governo.
- Desejamos que os prédios e casas populares que foram construídas em sua gestão, agora possam se multiplicar, pois muitas pessoas dependem desse compromisso.
É isso...
Acredito que todos os cidadãos itajaienses agradecem neste momento o empenho do Prefeito Volnei Morastoni no período de sua gestão e de braços abertos recebem o Prefeito eleito Jandir Bellini, desejando lhe uma excelente gestão, digna de sua pessoa.
Valter Cardoso