terça-feira, outubro 07, 2008

Sobre as eleições em Itajaí (os números estão logo abaixo deste artigo)

O dia 5 de outubro ficou marcado em Itajaí pela forte rivalidade partidária que se formou ao longo do período eleitoral. Vídeos, agressões verbais, divulgação de grampos, parcialidade por parte de alguns membros da impressa (acho que isso só deixa de ser problema quando o veículo de comunicação ou o comunicador assume sua opção partidária, caso contrário vira manipulação. Nos EUA é comum os grandes jornais quem estão apoiando), suspeitas de pesquisas manipuladas...
Tudo parece ter terminado no dia 5 de outubro.
O que ficou então?
Os resultados.
Quais?
- Jandir Bellini eleito prefeito de Itajaí. O que confirma a seriedade das pesquisas feitas pelo Instituto de Pesquisa da UNIVALI.
- Todos os vereadores (exceto o Vequi) que concorreram a uma vaga na Câmara retornaram.
- As entrevistas do prefeito eleito Jandir Bellini logo após sua eleição não foram de guerra e sim de paz.
- Uma enorme preocupação com a intervenção do judiciário no legislativo e no executivo (grampos, processos, contradições...).

Mais ou menos isso.

De qualquer forma acredito que os quase 45 mil votos de confiança da população itajaiense ao Prefeito Volnei Morastoni (PT), tiveram o seguinte recado:
Prefeito, sua gestão nos agradou porque:
- A barragem construída para evitar a salinização foi uma grande obra;
- O centro de eventos da Marejada vai ser muito importante para o desenvolvimento do turismo de negócios;
- As obras de saneamento básico serão importantes para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade;
- Transformar o sacolão em um cartão onde os funcionários e cidadãos possam comprar o que desejam foi pensar no próximo.
- Tirar as casas da invasão que estava se instalando no início da Contorno Sul próximo a BR-101, foi um compromisso enorme com a sociedade.
- Iniciar as obras de retirada da ocupação dos morros da comunidade Nossa Senhora das Graças é responsabilidade social;
- Reformar (Elias Adaime, Aníbal César, Gaspar da Costa Moraes), construir escolas e creches é pensar no futuro da cidade.
- Construir e reformar praças onde as crianças e adultos possam fazer atividades físicas, jogar, brincar, passear é importante para a integração das comunidades.
- Levar teatro e música aos bairros é pensar que cultura e conhecimento são para todos e não para poucos privilegiados.
- Pensou nos professores que estão em sala de aula e corrigiu a diferença salarial existente entre os professores de 1ª a 4ª série e os professores de 5ª a 8ª série...

Já os quase 54 mil eleitores que votaram em Jandir Bellini (PP), provavelmente mandaram os seguintes recados ao prefeito eleito:
Prefeito Jandir, votamos em você porque:
- Quando o senhor foi prefeito em Itajaí por 8 anos sua equipe de governo era integrada, pouco se sabia qual era o partido de um e outro, pois trabalhavam com um objetivo só.
- Queremos um prefeito que saiba ouvir mais os seus pares.
- Defendemos que grandes obras sejam construídas, pois delas depende o futuro da cidade, mas também não gostamos de ver nossas ruas cheias de lamas e buracos e nem nossos jardins abandonados.
- Gostamos que o debate político fique no campo das idéias e projetos e não das agressões verbais.
- Não queremos ver o Porto que é um patrimônio tão valioso para comunidade itajaiense envolvido em atos de corrupção e sendo manchado na mídia nacional.
- Quando o senhor foi prefeito a Educação tinha projetos e continuidade nos trabalhos.
- A dragagem do Saco da Fazenda foi fundamental para o retorno de atividades ligadas a pesca naquele local, mantendo viva a cultura de Itajaí.
- Queremos ver pessoas competentes e com vontade de trabalhar para a comunidade nas diferentes funções dos cargos públicos da Prefeitura.
- Que obras como o Píer de atracação de navios turísticos sejam construídas na cidade, objetivando o incremento desta atividade tão importante para a economia.
- Ao contrário do que muitos dizem, o asfalto/pavimentação das ruas e avenidas é importante sim pois é uma forma simples e eficaz de mostrar ao contribuinte a presença do poder público em sua rua e isso foi muito bem feito em seu governo.
- Desejamos que os prédios e casas populares que foram construídas em sua gestão, agora possam se multiplicar, pois muitas pessoas dependem desse compromisso.
- Que obras feitas em seu governo, como o alargamento de pontes (São Vicente, Cordeiros) e a construção de avenidas (Promorar, Rio Bonito, Cordeiros), continuem sendo feitas, pois são importantes para o bom funcionamento do sistema viário de Itajaí...

É isso...

Acredito que todos os cidadãos itajaienses agradecem neste momento o empenho do Prefeito Volnei Morastoni no período de sua gestão e de braços abertos recebem o Prefeito eleito Jandir Bellini, desejando lhe uma excelente gestão, digna de sua pessoa.

Valter Cardoso

4 comentários:

irmão Valmir disse...

Muito bom comentário, Prof. Valter. Elucidativo, democrático e propositivo.

Sou morador do Bairro Praia Brava, e por aqui o atual prefeito - Volnei Morastoni - deixou para sempre sua marca administrativa. Desde asfaltamento de pequenas ruelas, bem como as 2 principais avenidas de acesso, passando pela ampliação de vagas na creche, melhorando os postos de saúde e culminando com as obras turísticas já iniciadas na avenida que beira o mar e adjuntas. Teve que enfrentar interesses e desinteresses, mas projetou, brigou e realizou. Por isto, na Praia Brava o Dr. Volnei venceu seu opositor nas urnas..também.

cumplice disse...

Valter.. dá uma passada no Cúmplice quando puder!
Abraço, Sarah.

"Antonio" disse...

Olá Muito legal seu blog vim desejar uma feliz Páscoa a todos
dei uma força aqui Antonio Abraços

http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

http://oblogdasnoticias.blogspot.com/

Anônimo disse...

escrever com 543735976 cores diferentes e brilhantes não é legal