sábado, junho 10, 2006

Qual a origem da expressão Tio Sam?

Existe muita especulação sobre a origem da expressão Tio Sam, mas a mais conhecida é a que discursa sobre um negociante de carnes que fornecia seu produto as tropas americanas durante a guerra que culminou com consolidação da independência dos EUA em relação Inglaterra.
Durante a guerra dos EUA contra a Inglaterra (1812 – 1815), um senhor chamado Samuel Wilson era o responsável pelo fornecimento de carne às tropas americanas. Os carregamentos de carne eram colocados em caixas e enviados para as tropas com as iniciais U.S. (United States – traduzindo Estados Unidos). Alguns soldados que conheciam o fornecedor passaram a traduzir as iniciais U.S. das caixas como Uncle Sam (Uncle = tio, Sam = Samuel). Então, a partir daí, o U.S. que significava United States passou a ser relacionado com Uncle Sam (Tio Sam).
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), os EUA usaram a imagem do Tio Sam pintada por James Montgomery Flagg (acredita-se que a imagem do homem no cartaz seja a do próprio pintor adaptada) para convocar jovens americanos a se alistarem no exército. A imagem foi reeditada na Segunda Guerra Mundial com a mesma finalidade. No cartaz com a imagem do Tio Sam está escrito o seguinte: “Eu quero você nas forças armadas”.
No dia 15 de setembro de 1961 o Congresso americano reconhece a expressão e a imagem do Tio Sam como uma inspiração ou um símbolo nacional.

Por: Valter Cardoso

Nenhum comentário: